quarta-feira, 27 de maio de 2009

"Escrita a quatro mãos"

No dia 27 de Maio realizou-se a actividade "Escrita a quatro Mãos".
Participaram alunos do 5º, 6º,7º,8º e 9º anos.

Solicitou-se aos alunos que redigissem um texto, em pares, escolhidos aleatoriamente.
-

O entusiasmo com que os alunos participaram nesta oficina de escrita, leva-nos a supor que teremos textos interessantes, que aqui serão publicados.


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ficha de Leitura - "Os Sonhadores"



Neste livro, é retratada a história de um pequeno “guerreiro”.
Primeiro, porque vive em condições adversas àquilo que aspira ser. É numa terra pequena, Plameiro, que este prodígio de vida nasce e que depois de fazer o 4ºano vai aprender a arte, como o seu mestre lhe chamava, de sapateiro.
Mas, vendo-se privado do seu tesouro mais precioso, os livros, vai estudar para ser alguém. Na cidade, em Penafiel, encontra o seu pai que o abandonara e tem o auxílio de Rosas, seu colega de turma, a quem nunca chegou a agradecer a amizade, e a troca de sonhos em torno da leitura.

Informação e características da obra

Título: Os Sonhadores
Autor: António Mota
Editora: Gailivro
Data edição: 2003


Personagens Principais: Sousa; Rosas.
Personagens secundárias: Bicho; Maria Jesus; Deolinda.

Apreciação crítica

Apreciei este livro por muitas razões. Primeiro porque conta uma vida. Uma vida de sofrimento, e sonhos. Com os sonhos a instalarem-se na vida da personagem principal, primeiro na sua infância e depois na idade adulta, estes, os sonhos, passam este tempo no fundo do guarda-fatos, desorganizados e confusos.
É necessário o auxílio, já tardio, de um colega, o que demonstra também a entreajuda e a amizade aqui exposta.
Por tudo isto e por muito mais aconselho os meus colegas a lerem este livro.

Nº de páginas- 237

Tiago nº 27 6º F

Semana da Leitura (de 2 a 6 de Março)




Por professores, na biblioteca às 10 horas, sexta-feira (dia 6).
-

"Era uma vez..."


Manuel Cajuda na nossa escola!

_
No dia quinze, Quarta-feira pelas dezasseis horas o treinador Manuel Cajuda, o ex-jogador Neno, actualmente Director Desportivo do Vitória de Guimarães e o jogador Marquinho estiveram na Escola E. B. 2, 3 º ciclos de Amares.
Esta visita à escola, organizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, teve como objectivo principal a promoção da leitura junto dos alunos.
Sendo o mundo do futebol uma área com a qual os nossos jovens se identificam, pretendeu-se levar a mensagem aos alunos de que ler é essencial.
O Treinador Manuel Cajuda defendeu, veementemente, que aprender é fundamental, que se aprende sempre e ao longo da vida. Ele próprio considera, que aprende todos os dias e que aprende com todos com quem se cruza no seu quotidiano.
Considerou que a vida que os jovens hoje enfrentam contém muitos perigos e que portanto, desenvolver estratégias que tornem os jovens mais inteligentes e mais capazes deve ser uma finalidade de escola.
Manuel Cajuda fez ainda várias referências aos valores que considera fundamentais, nomeadamente a humildade, a amizade e a humanidade das pessoas. Nesse sentido apelou aos jovens para que procurassem esses mesmos valores e que respeitassem os pais e os professores.
Durante o seu discurso valorizou a leitura como um meio para se crescer e se chegar mais longe.
Solicitou aos jovens que lessem mais e variados tipos de leitura, porque só assim se tornariam mais capazes de enfrentar a vida com inteligência.

Convite ao senhor treinador Manuel Cajuda e seus jogadores

-


Partindo do pressuposto de que os jovens se identificam com o mundo do futebol e que muitas vezes os jogadores e treinadores são modelos que eles procuram seguir, considerámos importante convidar estes representantes do mundo do futebol para promover a leitura junto dos nossos alunos. É importante que, numa sociedade com cada vez mais atracções, os jovens continuem a valorizar a leitura como fonte de conhecimento e esta mensagem, transmitida por estas personalidades terá certamente outro impacto.
Por outro lado, muitos jovens pretendem ser no futuro jogadores e treinadores de futebol, é importante que compreendam que esse é um sonho que podem perseguir, mas que os estudos não são incompatíveis com essas ambições.
Falar da leitura como fonte de conhecimento e de prazer, transmitir-lhes o gosto que tiveram em ler, o que os livros lhes ensinaram … são estes os objectivos que pretendemos atingir com este encontro.


Cajuda dá autógrafos aos alunos



O director desportivo do Vitória de Guimarães

O entusiasmo dos alunos pelas palavras do
treinador Cajuda foi notório.

A Feira do Livro

-
A Feira do Livro realizada na escola E.B. 2, 3 de Amares realizou-se entre 26 de Fevereiro e 1 de Março, sendo organizada pela Escola Secundária de Amares, a Câmara Municipal e a nossa escola.
Contou com várias actividades em promoção da leitura, juntando todos os alunos e professores do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos e ainda as escolas profissionais do concelho.



Trabalhos realizados pelos alunos do 1º Ciclo

-

____________________________________


-

Os alunos que participaram nas actividades e que compraram livros manifestaram muito interesse neste tipo de iniciativas.


O contador de histórias José Machado



Palestra “Livros, Leitura e Bibliotecas”

Considerámos que as universidades são centros de produção de saber. É nestas que se produzem estudos de investigação, se tem maior acesso a pesquisas realizadas no âmbito nacional e internacional e se reflecte, de forma aprofundada, sobre várias áreas do saber.
No âmbito da educação, as universidades vivem muitas vezes divorciadas das escolas e das suas realidades e expectativas. As acções de formação não têm colmatado esta lacuna, pois muitas vezes são dadas por pessoas exteriores aos centros de investigação e quando dadas por professores destes, o tempo que lhes é dedicado, não permite um conhecimento mútuo.
Muito do que se tem desenvolvido no âmbito da educação, nomeadamente na supervisão pedagógica, não tem levado a mudanças nas práticas educativas dos professores.
As universidades têm como filosofia levar os seus conhecimentos e reflexões ao mundo exterior. Deste modo, com esta palestra, do professor Lino Moreira da Silva, pretendemos dar o primeiro passo para uma relação mais proveitosa no futuro.
Sendo a nossa principal finalidade promover a leitura e os índices de literacia dos nossos alunos, não poderíamos deixar passar a oportunidade de usufruir dos saberes e reflexões do professor em questão, já que se trata da sua área de especialidade.

Balanço PNL



De acordo com os dados conhecidos, inclusivamente um estudo elaborado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, o PNL tem tido uma visibilidade satisfatória, já que 31% dos portugueses já ouviram falar dele, principalmente os mais escolarizados. Os portugueses consideram que o PNL é importante para desenvolver os hábitos e as capacidades de leitura dos portugueses.
Eu, como professora de língua portuguesa, e de acordo com uma grande percentagem de portugueses (71%), considero que é na escola e nas bibliotecas que esta promoção pode ser consistentemente empreendida, sobretudo porque uma parte significativa dos contextos familiares a não realiza. Considero que ao longo destes dois anos têm surgido boas práticas por parte dos professores e que estas devem continuar e reforçar-se.
Lamento o pouco tempo que se pode disponibilizar para a realização deste projecto em sala de aula, já que o cumprimento dos programas continua a ser algo que nos é exigido.
O PNL já permitiu que muitos jovens se iniciassem no caminho da leitura, pelo prazer de ler, reforçou os hábitos de outros e contagiou até alguns encarregados de educação.
Sublinho dois aspectos que considero fundamentais: só transmite o gosto pela leitura quem tem paixão pelos livros e então, os jovens lêem, ao contrário do que se diz.
Na minha escola, têm-se desenvolvido actividades que procuram desenvolver o prazer de ler, ouvir ler/contar e que têm premiado quem o faz.
Assim, considero que este trabalho deve ser continuado para que os resultados se notem num futuro próximo.




Conceição Gonçalves
01/09/08